Cleópatra

Cleópatra(69a.c-30 a.c)

A maioria das mulheres com certeza já se sentiu uma Cleópatra.
Parece um universo paralelo, onde a beleza dela (segundo o cinema - coisa que dizem que na vida real não era) significava poder. Havia algo de estraordinário nessa mulher. Onde se não a beleza, a astúcia, a paixão,  conseguiam atravessar barreiras.
Não vou dar aula de história aqui, mas a essencia dessa mulher é o que basta aqui nesse Blog.


Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.
Vaidosa ao extremo se cobria com joias de ouro e pedras preciosas e muita maquiagem.
Além de entender de política, era astuta e usava seu charme para conseguir as coisas a seu favor.
Imagine alguém se oferecer em presente.
Já ouvimos falar de bolos imensos que tinham uma moça linda dentro deles e que saiam cantando o famoso "Parabéns á você"... Mas ela enviou a si própria, embrulhada dentro de um tapete, como presente a Júlio César. Isso é que é ousadia! Seduziu Júlio César e tornou-se amante dele e ainda teve um filho dele - Cesário. O fez matar seu irmão Ptolomeu XIV morrendo envenenado em 51 A.C, o que a fez ser a governante sozinha em 44 a.C.
Mas não parou por ai... Em 37 a.C., ela se aproxima de Marco Antônio que era governador da porção oriental do Império Romano e o seduz, tendo dele três filhos, os gêmeos: um menino, Alexandre, e uma menina, que recebeu o mesmo nome da mãe e Ptolomeu Filadelfo. O faz devolver-lhe os territórios de Cirene e outros, que até aquele momento, estavam sob o domínio do Império Romano.
Após o suicídio de Marco Antônio, apunhalando-se com sua espada por achar que Cleópatra estava morta, derrotada pelos seus inimigos, Cleópatra foi capturada por Otávio em Alexandria que pretendia humilha-la acorrentando-a e exibindo-a em desfile triunfal, mas ela não se deixou humilhar, se suicidando com a picada por uma serpente.
Curiosidade:
Segundo a tradição, ela teria se deixado picar por uma serpente venenosa. No entanto, embora tenham sido vistas duas marcas de picada em um dos braços da rainha, os médicos da época não encontraram vestígio de veneno em seu corpo. Além disso, até onde se sabe, não foram achadas provas de que uma serpente venenosa estivesse no local onde Cleópatra foi encontrada morta.
E ficam as perguntas:
Até onde pode uma mulher achar que a sedução, luxuria, vaidade poderão levá-la ao sucesso?
Valeu a pena tudo o que fez essa mulher?
Por paixão a quem ela realmente fez tudo isso?
Minha conclusão:
O Poder era a sua paixão, definitivamente. Pois mandar matar seu irmão, seduzir poderosos homens para mantê-la no governo e ainda se suicidar para não ser humilhada... Mostra o quanto apaixonada por si, ela era.


Share this Post on :
Share On Facebook !

0 comentários:

Postar um comentário